Atualização

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

...
Jogando xadrez...
facebookorkuttwitter

09 agosto 2010

Festival Pan-americano Juventude

Depois de 9 dias viajando já estou em casa e agora resolvi postar algumas coisas sobre o pan. Não fiquei postando a cada rodada, pois acabaria me atrapalhando entre me concentrar para as partidas e fazer alguns textos para o blog.
Cheguei à cidade de Bento Gonçalves, acompanhada de meu pai, muito esperançosa por um brilhante torneio ou quem sabe ater ganhar o titulo.


Queria aproveitar para agradecer ao Junior pai de minha amiga Bia Burached de São Paulo que ficou comigo o tempo todo já que meu pai não podia ficar todo o tempo comigo, pois estava fazendo parte da arbitragem do torneio e também do curso de arbitro.


Agora vamos falar do campeonato em si. Esse ano o pan contou com mais ou menos 400 pessoas não sei bem ao certo, mais tivemos a participação de vários países. No sub 12 feminino, participaram 21 jogadoras do Peru, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Venezuela, Argentina, México, Uruguai, Equador, Paraguai e Chile.

Já os brasileiros, achei poucos os atletas que foram competir representando o Brasil achei que faltou a presença de mais meninas e meninos.

Não sei o porquê este ano aconteceram muitos WO na primeira rodada, em varias categorias principalmente na minha e que eu acabei ganhando a primeiro justamente de WO.
Então comecei a o campeonato com um WO um pouco chato já que eu estou ali para jogar e já na primeira rodada não pude jogar.



Na segunda fui traída pelo emparceiramento peguei uma das favoritas na segunda rodada, a WCM Evan Xiang, dos Estados unidos. Já tinha jogando com ela em 2008 numa partida que brigava pelo 3º lugar no pan de Córdoba – AR o resultado naquele ano foi empate. Na partida joguei de brancas e simplesmente entrei muito melhor na abertura, mais acho que o nervosismo me atrapalhou e perdi varias chances de arrematar o jogo. A cada lance impreciso que fazia ia aos pouco perdendo a partida e no final acabei perdendo.



Fiquei muito chateada, mas perde faz parte de vida e então levantei a cabeça e vi que ainda tinha chances, pois o torneio ainda estava começando.
Na terceira rodada enfrentei de negras a peruana Walde Castillo. Joguei simples e fui adquirindo pequenas vantagens ate chegar ao final com um bispo a mais.


Agatha e eu antes do inicio da rodada (futuras adversarias)



Na quarta rodada dobrei de negras e enfrentei a Garcia Patino da Venezuela. Joguei um pouco mal a abertura, mas consegui me defender bem do ataque que ela fez no meu roque e depois de um sacrifício de dama furado da venezuelana garanti mais um ponto e fui voltando para as primeiras posições.


Depois de a quinta rodada me sentir mais confiante para a continuação do campeonato. Joguei de brancas na mesa 2 contra outra venezuelana a Geraldine Brancho, vendo de perto o confronto das invictas na mesa 1. precisava ganhar para ainda ter chances. Depois de 21 lances fiz uma belíssima partida.







Eu ter encontrando o lance 18. Bxh7! Deixou-me muito feliz.


Rodada 6: joguei com a ate então invicta WMF Pierina Rosales do Peru e vinha de derrota na ultima partida jogada contra ela isso aumentava a pressão . Durante toda a partida busquei a vitoria para poder empatar com ela em numero de pontos. Jogamos uma partida bem jogada sem erros ate quando chegamos no apuro do tempo para nos duas. Em um final de torre decidimos empatar.



Agora as chances de ser campeã era muito pequena, então decidir lutar pelo 3º ou quem sabe um 2º que estava de bom tamanha para o nível do torneio.
Joguei a 7ª rodada contra a brasileira Agatha Hurba, a atual campeã brasileira para quem eu perdi. Joguei de brancas e mais uma vez joguei uma venenosa partida com lances bonitos e sem chances para ela.



Play chess online




Na penúltima partida veio a decepção do campeonato. Vinha tudo dando certo estava jogando bem e estava confiante por uma boa vitoria para garantir o 3º lugar. Mas não foi bem o que aconteceu. Joguei de negras contra a canadense Jackie Peng. Já havia perdido para ela no mundial em 2008 e mais uma vez perdi. Desta vez não tinha mais como se recuperar já era tarde demais.





Fui para ultima partida contra Besso Guadalupe da Argentina. Jogava por uma ultima chance de ser 3ª mas muito pequena. Esta partida foi o espelho da 2ª, mas desta vez não deixei a adversária escapa e finalizei conquistando mais um ponto.





Depois que acabou a minha partida fiquei esperando o resultado da Peng por uma possível derrota ou empate. Mas o favoritismo dela venceu e acabei ficando em 4º lugar repetindo 2008. E também sendo a 2ª melhor brasileira classificada de todas as categorias femininas. Ficando atrás somente de WMF Amanda Marques que ficou em 3ª no Sub 16 feminino.

Amanda Marques(a esquerda)

Sub 12 Girl

Bom pelo menos sai com mais confiança em meu jogo e seu que em breve virar bons resultados.

Nenhum comentário: